Itaú Asset Management Adota Omgeo CTM & Omgeo ALERT Para Automatizar Os Processos De Pós-Operação

O maior gestor de investimentos do Brasil adere aos serviços do Omgeo para o pós-negociação de suas operações

Nova York/Boston/Londres/Cingapura/Hong-Kong – 28 de janeiro de 2014 –
Omgeo, padrão global em eficiência para serviços de pós-negociação, anunciou que o Itaú Asset Management (Itaú) passou a utilizar o Omgeo Central Trade ManagerSM (Omgeo CTM) & Omgeo ALERTSM. A empresa implementou os serviços do Omgeo para automatizar os processos de pós-negociação com suas contrapartes corretoras/distribuidoras em todo o mundo. O Itaú começou automatizando suas transações internacionais com o Omgeo CTM, e estuda estender o pre-matching centralizado para suas transações domésticas no futuro.

O Omgeo CTM é a plataforma estratégica para o pre-matching de operações domésticas e internacionais de ações, renda fixa e derivativos negociados em bolsa. O ALERT é a maior e mais confiável base de dados de instruções permanentes de liquidações e contas (SSI) e é usada para alimentar as instruções das operações confirmadas no Omgeo CTM.

A BM&F Bovespa, Bolsa de Valores e Derivativos Brasileira, teve um aumento anual de 10,6 pontos percentuais nas operações com ações em 2012, atingindo R$ 1.78 trilhões (US$ 871 bn) no volume total de negócios. Com o aumento dos volumes negociados ano após ano, os processos de pós-negociação se tornaram cruciais. A maioria dos gestores de ativos brasileiros usam soluções de pós-negociação internas as quais demandam muitos recursos no processos de confirmação, pre-matching e instrução das transações. À medida que os volumes aumentam tais agentes de mercado enfrentam crescentes dificuldades no processo de pós-negociação. Como resultado, os agentes brasileiros estão se voltando para soluções de processamento que possam eliminar os riscos e os custos ligados aos processos semi-automatizados, ao mesmo tempo em que, promovem a escalabilidade em todos os seus mercados de atuação.

O Itaú, com cerca de USD 160 bilhões de recursos discricionários sob gestão ( base set-13), adotou o Omgeo CTM e o ALERT, num esforço para alavancar a sua plataforma global. Anteriormente, o Banco utilizava a troca de arquivos, e-mails e FAX no pós-negociação de seus fundos Off-Shore. Com esses serviços, o Itaú espera elevar significativamente a eficiência de seus processos e reduzir as falhas de liquidação.

“À medida que os mercados globais se tornam mais líquidos e os volumes aumentam, a automação dos processos operacionais tornou-se uma prioridade do banco,” disse Ricardo Soares, Diretor do Itaú Asset Management. “A adoção do Omgeo CTM e do ALERT não apenas reduz os riscos e melhora a eficiência como também, demonstra nosso compromisso, na adoção das melhores soluções para impulsionar nossa plataforma internacional e agilizar as interações com nossas contrapartes”.

Sheldon Warrick, Diretor Executivo de Gestão de Relacionamentos Globais do Omgeo disse: “O mercado brasileiro, bem como os mercados da América Latina, tem recebido fluxos de capitais significativos nos últimos anos. Isto, impulsionou a economia, elevou os volumes transacionados no mercado financeiro e desencadeou um forte movimento na busca da automação dos processos pós-negociação não apenas no Brasil mas toda a região. Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de trabalhar com o Itaú, o maior gestor de investimentos do Brasil, na automação de seu processo de pós-negociação através da plataforma Omgeo, CTM e ALERT.” 

Atualmente, o Omgeo CTM já conta com 1.500 gestores de investimento e corretoras/distribuidoras, o ALERT, por sua vez, possui 1.800 usuários em todo omundo. Grande parte dos 30 maiores gestores de investimentos e corretoras/distribuidoras da América Latina estão usando os serviços Omgeo para agilizar seus processos de pós-negociação.

Sobre o Itaú
O Itaú é o maior banco da América Latina e um dos maiores bancos do mundo, com cerca de 94.000 funcionários e operações em 20 países, nas Américas, Ásia e Europa. O Itaú é um banco universal com uma gama de serviços e produtos que atende os mais variados perfis de cliente – tanto pessoas físicas como empresas de todos os tamanhos, desde grandes grupos transnacionais até microempresários locais. No Brasil, o banco tem cerca de 5.000 agências e 28.000 caixas automáticos. Para mais informações, visite www.itau.com.

Sobre o OmgeoSM
Formado em 2001, o Omgeo automatiza eventos de ciclo de vida de operações entre gestores de investimentos corretoras/distribuidoras e bancos custodiantes, permitindo a conexão e interoperabilidade entre 6.500 clientes e 80 parceiros de tecnologia em 52 países em todo o mundo. Com a automação e dinamização dos processos pós-negociação, os clientes podem acelerar a compensação e a liquidação das operações, administrar melhor e reduzir os riscos de contraparte e de crédito. Nosso diferencial é a nossa comunidade global e a capacidade para adaptar nossas soluções para que os clientes obtenham retornos claros sobre suas estratégias de investimento, respondendo a mudanças nos mercados e nas regulamentações. Em todos os locais, classes de ativos e ciclos de vida das operações, a Omgeo é o padrão mundial para a eficiência operacional no setor de investimentos. Omgeo é uma subsidiária de The Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC).

Read in English +
Spacer
spacerspacer spacer
spacerFind a Product
spacer
Select a product to learn more
spacer
spacer
spacer
spacer
spacerDocumentation

Select a product to view the most recent documentation.



Learn More +
spacer
spacer
spacer
spacerExperience Omgeo

See how our products can support your needs across the trade life cycle

Omgeo_Solution_Finder
spacer
spacer
spacer
spacerEvents

spacer
spacer
spacer
spacerQuick Links
spacer
Event Calendar +
spacer
Upcoming Training +
spacer
Understanding Settlement +
spacer
Contact Sales +
spacer
spacerspacer spacer